O poder das emoções na conexão entre marcas e consumidores durante as datas comemorativas.

Quando a Publicidade Emociona

O significado das datas comemorativas pode parecer, à primeira vista, puramente comercial. No entanto, é inegável o impacto que as campanhas emocionais exercem sobre nós. Elas nos conectam de maneira singular e nos transportam para momentos especiais ao lado das pessoas que amamos.

A cada fim de ano, o mundo da publicidade para pra assistir aos filmes icônicos da John Lewis. E não podemos deixar de mencionar o quanto a Coca-Cola se torna parte integrante do Natal – a cor da marca se confunde com a atmosfera da data, o que é extremamente marcante! E, já que estamos falando da Coca-Cola, essa introdução serviu como gancho para relembrar uma história que ocorreu alguns anos atrás, envolvendo Coca-Cola, TAM e LAN em uma ação memorável. 

“Conectando a Felicidade” – Campanha de Coca-Cola, TAM e LAN, criada pela Bullet.

No aeroporto, um totem gravava mensagens de vídeo de pessoas que não poderiam passar o Natal com a família. Essas mensagens se transformavam em presentes que cruzavam o mundo, conectando a felicidade.

Exemplos como esse não faltam! Em 2012, a P&G lançou uma campanha para o Dia das Mães durante as Olimpíadas, destacando o papel essencial das mães na vida dos atletas e emocionando muitas pessoas ao redor do mundo. Uma narrativa tão poderosa que eles repetiram a fórmula nos Jogos de Inverno de 2014 e nos Jogos de Verão de 2016.

“Thank you mom” – Campanha da P&G para as Olimpíadas de Londres (2012), criada pela Wieden+Kennedy.

Sabia que, em 2019, um terço dos brasileiros planejava passar o fim do ano longe da família?1 As datas comemorativas podem ser um ponto sensível para muitas pessoas que não conseguem se reunir com seus entes queridos, e exemplos de campanhas como essas podem nos fazer sentir um pouco mais perto de casa.

Estudos e pesquisas de neurociência revelam que as emoções desempenham um papel significativo nas decisões de compra durante as datas comemorativas. Campanhas que despertam emoções positivas têm maior probabilidade de criar uma conexão emocional com os consumidores.2

No fim das contas, as campanhas publicitárias não se resumem apenas a vender produtos. Elas têm o propósito de nos fazer sentir parte de algo maior, lembrando-nos do que realmente importa nas datas comemorativas: a conexão uns com os outros.

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1 Fonte: Datafolha

2 Fonte: Neuromarketing Science & Business Association

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