Falar com crianças e adolescentes não é brincadeira. Como se não bastasse o alto grau de exigência dos xofens, tem também o crivo dos pais na jogada. E, para passar por essa cama de gato sem balançar um sininho, é preciso sensibilidade apurada, relevância e um bom nível de originalidade.
Nesta edição do PromoLikers, vamos trazer exemplos bem legais e efetivos de marcas que criaram a conversa perfeita com esse público.
Tudo começou com um olhar sensível sobre meninas adolescentes autistas e suas roupas favoritas. Em um filme que acompanha a vida da adolescente autista Ash, e seu moletom predileto, a campanha criada pela agência Zenith virou um projeto que começou sendo abraçado pelo público, ganhou mídia espontânea, vídeos que convertiam views em doações, parcerias com ONGs e até uma comunidade de criadores adolescentes do TikTok com autismo foi reunida para compartilhar seu relacionamento com suas roupas favoritas.
Vanish atingiu seu maior volume de pesquisa em dez anos e melhorou a percepção da marca em quase 70%. Um case perfeitinho, sem manchas.
Vídeo da marca lançando a iniciativa:
Como convidar crianças e adolescentes para brincadeiras fora de casa? Esse foi o desafio da marca de doces e confeitos Fruittella muito bem recebido pelos pais, sem sombra de dúvida. A resposta: um livro. Mas não um livro qualquer. A marca lançou um livro exclusivo que revela as páginas apenas sob a luz do sol. Com o título “Lá fora é mais legal”, a publicação estimulou a curiosidade e levou pais e filhos a ler e brincar juntos fora de casa.
Ou seja, com criatividade e pertinência, dá sim para ressignificar antigos hábitos e ser bem efetivo na vida real.
Vídeo da marca explicando a ação:
Dove e a agência Ogilvy lançaram 10 vs 10, uma poderosa campanha chamando a atenção para o aumento de meninas de 10 anos se envolvendo com tendências antienvelhecimento. A campanha compara fotos de meninas de 10 anos: de um lado, meninas despreocupadas cantando karaokê e andando de carrossel, do outro, meninas da mesma idade realizando rotinas de antienvelhecimento da pele. E a marca assina com a provocação “Por que 10 parou de parecer 10?”
Um QR Code leva a conteúdos on-line gratuitos para ajudar pais e cuidadores a conversar com meninas sobre o uso inadequado de cuidados com a pele. A iniciativa faz parte do projeto #TheFaceof10, liderado por um grupo de influenciadores que defende que o rosto das meninas deve ser coberto com glitter e adesivos, em vez de produtos antienvelhecimento como o retinol.
Link do artigo sobre a campanha da Dove: https://creative.salon/articles/work/when-did-10-stop-looking-like-10-dove-ogilvy
As marcas buscam resultados, certo? E nada melhor que bater as metas de hoje construindo o terreno para seguir batendo as metas de amanhã. É como diz nosso Chief Creative Officer aqui da Bullet, Rico Mendonça: “Quando sua marca entende as questões das crianças e dos adolescentes, e seus pais, cria uma conexão genuína e pluga seu branding nos consumidores do futuro com pertinência”.
Isso também é STORYSELLING, é criar relações de médio e longo prazo, agindo agora com inteligência e verdade.
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